- Sentadas no paial

Alcaria Alta, década de 60.
Sentadas no paial da casa, a aproveitar a sombra da tarde...
Da esquerda para a direita: a professora regente de Alcaria Alta e três gerações de mulheres da minha família: a minha bisavó Isabel, a tia Maria Teixeira, sua filha, e a prima Florentina, sua neta.
Foto tirada pelo meu avô, João Baltazar Guerreiro, respectivamente filho, irmão e tio das senhoras.

7 comentários:

  1. Boa noite,
    há uns tempos atrás descobri este blog sobre o "meu" monte. A partir daí passei a segui-lo com alguma regularidade. Sou filho de Martim Longo e neto da Alcaria Alta, ou seja,resido e fui criado em Martim Longo mas a minha mãe nasceu e foi criada na Alcaria Alta onde os meus avôs sempre residiram. A casa deles era mesmo ao lado da casa da sua tia que está na foto, a Tia Maria Teixeira. É um monte fantástico, com uma vista sobre o horizonte como há poucas por esta zona. É pena estar a ficar quase desabitado. Como já percebi que gosta desta zona e do "nosso" concelho, e como sou membro dos Inter-Vivos, Associação de Jovens do Nordeste Algarvio,com sede em Martim Longo, aqui deixo o site e os dois blogs da associação para que possa seguir as actividades que desenvolvemos para dar nome e vida a esta terra e a este concelho!

    www.inter-vivos.pt

    www.noticiasintervivos.blogspot.com

    www.inter-vivosfutsal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    Obrigada pelo seu comentário.
    Já dei uma vista de olhos ao site da associação inter-vivos e adicionei-o aos links da região, deste blog. Pode ser que um dia participemos dos passeios de BTT :)
    cpts
    sandra

    ResponderEliminar
  3. Caros Ricardo Cavaco e Sandra

    Alcaria Alta também foi terra de meus avôs de apelido Rodrigues Cavaco,pelo menos desde o séc.XVII que esta família se estabelecera por aquelas terras da Serra Algarvia.

    A família Rodrigues Cavaco da Alcaria Alta era então uma das famílias principais das freguesias dos Giões e Cachopo,foram sobretudo proprietários e lavradores, e chegaram a desempenharam vários cargos nobres e alguns foram capitães de Ordenanças.

    O meu último avô que tenho referenciado como natural da Alcaria Alta foi José Rodrigues Cavaco que foi casado com Maria da Assumpção do Monte da Amoreira. Deste casal nasceu João Rodrigues Cavaco que casou depois com Maria de Sousa Pires da Bouça-S. Brás de Alportel e tiveram como padrinhos, Manuel Gonçalves casado com Francisca Pereira do Sítio do Castelão e o Capitão Baltazar Rodrigues Cavaco casado com D. Mariana da Costa do Sítio da Alcaria Alta todos da freguesia de Cachopo.

    José Rodrigues Cavaco era filho do capitão João Rodrigues Cavaco da Alcaria Alta e de Catarina Mestre Vilão, dos Vicentes–Cachopo, e neto paterno de (outro) Capitão João Rodrigues Cavaco da Alcaria Alta e de Hilária Gonçalves da Alcaria Alta.

    Alcaria Alta foi durante muito tempo sede de uma capitania das Ordenanças (ou Milícias). A família Rodrigues Cavaco que teria este cargo hereditário ligou-se naturalmente a outras famílias que na região também ocupavam cargos militares, entre os quais estavam os Palmas e os Vilões.

    O Capitão João Rodrigues Cavaco, natural e morador na Alcaria Alta foi casado com Catarina Mestre Vilão, filha do Capitão Baltazar Soeiro Villão dos Vicentes-Cachopo e de Catarina Mestre dos Vicentes- Cachopo.

    Naqueles tempos em que a Serra Algarvia andava toda cultivada era um mimo vê-la, e vivê-la!!! Hoje até dá pena vê-la toda desertificada e os seus últimos habitantes que por lá persistem ficar em memória de seus antepassados, estão também eles já velhos e cansados.
    Alcaria Alta também é um pouco do Portugal que morre!!!

    Com os meus cumprimentos

    José Maria

    P.S. Possivelmente ainda seremos parentes,com origem comum na Alcaria Alta.

    ResponderEliminar
  4. Caro João Maria,
    Obrigada pelo seu comentário.
    Pela pertinêmcia da informação sobre Alcaria Alta, tomarei a liberdade de a colocar na página principal do Blog.
    Sim, com certeza seremos parentes. Desde pequena me lembro de os meus avós tratarem, quase todos os habitantes do monte como primos ou tios :)
    Cumprimentos
    Sandra

    ResponderEliminar
  5. Caro João Maria,
    Ao ler novamente o seu comentário notei que se refere a Alcaria Alta, freguesia de Cachopo. No entanto, este blog refere-se à Alcaria Alta do concelho de Alcoutim, freguesia de Giões. É que há duas Alcarias Altas no nordeste algarvio...

    ResponderEliminar
  6. De facto foi minha precipitação, pois não me dei ao trabalho de verificar que havia duas Alcarias Altas.
    A minha família, a que me referi, era de facto da Alcaria Alta freguesia do Cachopo. Pelo que peço desculpa pelo lapso, e uma vez que esta família não terá em princípio nenhuma ligação às famílias da Alcaria Alta de Giões, não faz sentido aqui a sua publicação, pelo que será aconselhável a sua remoção para evitar equívocos.
    Mais uma vez peço desculpa pelo equívoco.


    Com os meus cumprimentos

    José Maria

    ResponderEliminar
  7. Pode ser que haja uma ligação entre estas famílias.Também em Alcaria Alta de ALCOUTIM reside uma familia de nome Palma e Vilão, pode dar-se o caso de, entre eles, existirem laços familiares...

    ResponderEliminar