- Passeio à Portela


Os últimos dias passados em Alcaria Alta foram, talvez, os últimos dias deste Inverno que teima em partir... Apesar de a previsão meteorológica não ser favorável, decidimos ir na mesma. Só para mudar de ares, ir para o sossego e para o ar puro, já vale a pena.
Acordei de manhãzinha cedo com o barulho do vento a soprar e da chuva a bater nas telhas. Ainda era muito cedo e preguiçámos mais umas horitas. Acordámos ainda com o vento forte a passar pelo monte, mas já sem chuva.
Não levámos as bicicletas, pois o tempo não estava para pedaladas... Volta e meia caíam umas pinguinhas, mas nada que nos impedisse de ir dar um passeio de carro. Tomámos um pequeno-almoço-almoçarado e saímos de Alcaria Alta. Fomos para os lados da freguesia do Pereiro e andámos por estradas e estraditas, ribeiras e riachos.

Depois de um Inverno tão chuvoso, a Primavera já quer espreitar e por todo o lado se vêem campos repletos de verde e de flores multicolores.
Fomos novamente à aldeia da Silveira, onde já tínhamos estado, há uns meses atrás, de bicicleta.


Continuámos o passeio e fomos dar com outra aldeia abandonada: a Portela.
Passeámos pela aldeia, que tem duas ruas paralelas, com casinhas de um lado e doutro, muitas já sem telhado, algumas ainda fechadas... Tirámos fotos curiosas. É mais uma das já muitas (e cada vez mais) aldeias que sofreram com a desertificação do interior algarvio. A Portela já não será habitada já há várias décadas, pois nem um poste de electricidade se vê para aquelas bandas...
Continuámos o passeio até à Ribeira da Foupana e, depois de mais algumas voltas, regressámos a casa.

1 comentário:

  1. É meu primo o "Manel Brito". Sobrinho da minha avó materna. Ele, apesar de ter casa em Martinlongo (ou Martim Longo) ainda continua a viver no Silgado.
    Mas esses caminhos são mesmo muito bonitos...

    ResponderEliminar