- De bicicleta pelos montes...

Como somos adeptos de BTT, quando vamos para Alcaria Alta aproveitamos sempre para levar as bicicletas e pedalar pelos montes afora.
No primeiro passeio, que já remonta a Setembro do ano passado, saímos do Castelo a fundo pelo monte abaixo e, no Rossio, virámos em direcção a Santa Justa. As primeiras centenas de metros foram sempre a descer, o pior foi quando começaram as subidas... Aqui é que a nossa resistência física foi testada e, não obstante uma ou outra vez que tivémos de subir com a bicicleta à mão, correu bastante bem...
Era Setembro e ainda estava aquele calor abrasador do verão do interior algarvio. Passámos por uma ribeira completamente seca e chegámos a Santa Justa. Não se via vivalma, talvez por ser hora de almoço e hora de grande calor.
Saímos de Santa Justa, passámos ao lado de Penteadeiros e fomos ter à Estrada Nacional 124.

Deixámos a freguesia de Martim Longo novamente em direcção à de Giões e decidimos fazer mais um desvio e ir até lá. Demos uma volta pela aldeia e tirámos uma foto ao principal monumento, a Igreja Matriz.
A construção original da Igreja Matriz de Giões remonta ao século XVI. Tem três naves interiores, separadas por colunas dóricas, e uma capela-mor com retábulo decorado em talha neoclássica, feito nas obras de 1722, com a imagem da Nossa Senhora da Assunção ao centro.
Depois de uma volta pelas ruas de Giões, fomos ao Café-Restaurante Poço Novo, comemos um gelado confortavelmente sentados na esplanada e, depois das forças retemperadas, voltámos para Alcaria Alta.

Sem comentários:

Enviar um comentário