- Percurso "Caminhos da Fonte" - Pereiro


Foi já há algumas semanas atrás que fomos passar mais um fim-de-semana a Alcaria Alta e, mais uma vez, fazer um percurso de bicicleta. Desta vez escolhemos o Percurso do Pereiro "Caminhos da Fonte", que tem cerca de 10 km e começa precisamente nesta sede de freguesia. Saímos de Alcaria Alta e fizémos os cerca de 10km deste monte até ao Pereiro. Parámos no café para retemperar energias antes de iniciar o percurso propriamente dito.
O percurso começa no entroncamento da aldeia do Pereiro para a Fonte Zambujo, por uma estrada asfaltada onde percorremos cerca de 1 km, até entrar por uma estrada de terra batida que passa junto à barragem do Pereiro. Seguindo até à Fonte Zambujo de Cima, percorremos o vale que separa esta povoação da Fonte Zambujo por um trilho que a certa altura era tão íngreme que foi feito com a bicicleta à mão. Daqui seguímos até à Fonte Zambujo de Baixo e depois pela estrada que seguia em direcção a Silveira.
A Silveira, tal como o Viçoso, é um monte completamente desabitado. O percurso passa mesmo pelo meio da aldeia e fizémos uma paragem para percorrer as suas ruelas e ver as casas há muito abandonadas, imaginando, por momentos, como seria a vida daquela aldeia nos seus tempos movimentados...

Ao sair da Silveira passámos por um grande rebanho de ovelhas e seguimos o caminho do percurso que leva de novo até ao Pereiro. No entanto, antes de chegarmos a esta aldeia, fizémos um desvio à direita e seguimos em direcção a Alcaria Alta, num caminho paralelo à Estrada Nacional 124. No total fizémos cerca de 30 km, de subidas e descidas, por montes e vales.

Informações:

Sem comentários:

Enviar um comentário