![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaMmAWA5rPxAmLNrUOF62y67VpVPw1EqCZMM9zzZq0X6YIvgmQj5Udp6QvVr4UlLA9Qfimaly56mm0yoz5c9x4DuY8o2xmvBa8Fou65ny9eoo6xdvh7oFKOW6tGooVCJ2UVNLd_y4h1Yo/s320/Alcoutim+007.jpg)
No Carnaval, os jovens percorriam as ruas com os tocadores que vinham de fora para a festa. Era costume fazerem-se filhós nesta época festiva, à semelhança das que se faziam pelo Natal, e os tocadores, acompanhados dos moços e moças de Alcaria Alta, seguiam em cortejo pelas ruas do monte, a tocar e a cantar, de casa em casa, e recebiam as filhós que, com o seu mel, com certeza adoçavam e afinavam as gargantas...
Tambem eu passei muitos verões em Alcaria Alta. Na memória, recordações de correrias de gaitos pelo "monte", jogatanas de cartas em casa do ti manel, idas ao poço buscar água, etc.
ResponderEliminarEra muito bom ir no verão para aquele monte que se enchia de gente que vinha dos mais diversos lugares, de portugal e do estrangeiro.
Parabéns pelo blog.
Quem sabe nos encontraremos por lá num destes fins-de-semana, pois tambem eu adoro ir para lá.
bem...então não é que por casualidade dei de caras com um blog sobre o meu monte?! O local onde cresci...brinquei e ainda vivo!!
ResponderEliminarNão "estou a ver" quem és...mas sem duvida que gostava de manter contacto.
e a ti Coelha, lembras-te? :) e do Ti António... ^^ sou o neto dela :)
EliminarEstou deveras fascinada!!!
ResponderEliminarComo é maravilhoso ter conseguido transmitir aos filhos, o amor pela terra agreste, mas linda que um dia nos viu nascer...
Olá Dilia, obrigada pelos comentários. É bom saber que há pelo menos um residente de Alcaria Alta que segue o blog :)
ResponderEliminarTambém não sei quem és, mas quando aí for hei-de descobrir:) Sou filha da Odília, que deixou o comentário aqui em cima e tem um blog tb muito interessante sobre Alcoutim.
PS: não consegui aceder ao teu perfil, mas se quiseres dizer alguma coisa ou contar alguma história sobre Alcaria Alta, manda um email, está no meu perfil
Axo k já sei kem tu és. :) O teu avô foi o 1º a ter televisão no monte...logo quando ela apareceu. Não é verdade?! Ele e o meu pai eram grandes amigos. Vou mandar um mail...e dp vamos falando.
ResponderEliminarSim, é verdade, a história da televisão é conhecida :)
ResponderEliminarO email do blog é: alcariaalta@hotmail.com
Ando pelos Guerreiros dos Rios, de vez em quando, conforme os feriados vão permitindo (trabalho em Lisboa) e também gosto dos passeios de bicicleta. Também me emociono com a destruição das velhas casitas de Guerreiros...esta aldeia já está tão desfigurada e nós com este terrível sentimento de impotência... O seu blog está muito bem construído, vou continuar a visitá-lo. Um abraço.
ResponderEliminar