1º Concurso Nacional “Aromas e Sabores com Figo-da-Índia” - Martim Longo



O 1º Concurso Nacional “Aromas e Sabores com Figo-da-Índia” quer sensibilizar a população para a importância estratégica dos produtos endógenos como o figo-da-índia, o mel, a amêndoa, a bolota, e a alfarroba, entre outros.
A iniciativa é da Cooperativa Agrícola de Rega do Pessegueiro (Coopêssego) e o ato final do concurso terá lugar a 4 de setembro na aldeia de Martim Longo.
O concurso abrange três modalidades: Doces que podem ser geleias, compotas, biscoitos, bolachas, os Bolos tipo pastelaria e Bebidas que poderão ser cocktails com ou sem álcool ou sumos.
Cada concorrente poderá apresentar um trabalho em cada uma das modalidades a concurso, desde que a confeção dos produtos integre uma percentagem igual ou superior a 30% de figo-da-índia, um fruto que existe em abundância em diversas áreas do Algarve e se encontra desaproveitado.
A iniciativa além de alertar para a importância da utilização destes recursos próprios no desenvolvimento da região, quer também incentivar o empreendedorismo e criar um produto de referência para produção intensiva e respetiva comercialização.
A data limite das inscrições é 31 de agosto de 2011.
Regulamento do concurso:
Vídeo: