- Tio Virgílio


Faleceu o Tio Virgílio, que era o nosso vizinho mais próximo, em Alcaria Alta. Uma época natalícia que será mais triste para a sua família e para a aldeia de Alcaria Alta, que perdeu mais um dos seus habitantes. À Tia Etelvina e a toda a família os nossos sentimentos.
Esta foto foi tirada no passado mês de Agosto. Que descanse em paz...

- Miaaaa-hu! = Liberdade!

Quem também adora ir para Alcaria Alta são as nossas gatas, a Pandora e a Mónica. Em Albufeira vivem num apartamento que, apesar de espaçoso e ter varanda, não se compara a uma aldeia inteira para explorar.

A Pandora já tinha ido algumas vezes ao monte, mas para a Mónica, que ainda só tem 8 meses, era a primeira vez. Nas últimas vezes que fomos ficaram as duas em casa pois a Mónica ainda era pequena, agora já está robusta e ágil para se defender e fugir pelos muros acima, caso lhe apareça algum cão pela frente.

Primeiro pé ante pé, lá sairam da porta a cheirar tudo à volta da casa. Cada uma a descobrir um canto e, de vez em quando, uma chamava a atenção da outra e lá se juntavam numa correria ou tropelia pelo monte fora. De vez em quando desapareciam por algum tempo, mas felizmente, à hora do sol posto, andavam sempre por lá perto, voltavam para casa e fechávamos a porta. De manhã cedo já estavam à porta prontas a sair. E lá andaram as duas a saltar muros e currais, a descobrir novas ervas e plantas, a admirar os sons dos pássaros e dos insectos, durante quase 3 dias.


No último dia, como íamos sair antes da hora do almoço e não queríamos correr o risco de ter de andar algumas horas à procura delas, não as deixámos sair. E foi vê-las, com um ar triste e melancólico, à janela, a ver-nos a carregar o carro para a viagem até casa...

Agora já devem andar a suspirar pelas próximas férias em Alcaria Alta... nós também.

- Imagens do Percurso do Pereiro










- Percurso "Caminhos da Fonte" - Pereiro


Foi já há algumas semanas atrás que fomos passar mais um fim-de-semana a Alcaria Alta e, mais uma vez, fazer um percurso de bicicleta. Desta vez escolhemos o Percurso do Pereiro "Caminhos da Fonte", que tem cerca de 10 km e começa precisamente nesta sede de freguesia. Saímos de Alcaria Alta e fizémos os cerca de 10km deste monte até ao Pereiro. Parámos no café para retemperar energias antes de iniciar o percurso propriamente dito.
O percurso começa no entroncamento da aldeia do Pereiro para a Fonte Zambujo, por uma estrada asfaltada onde percorremos cerca de 1 km, até entrar por uma estrada de terra batida que passa junto à barragem do Pereiro. Seguindo até à Fonte Zambujo de Cima, percorremos o vale que separa esta povoação da Fonte Zambujo por um trilho que a certa altura era tão íngreme que foi feito com a bicicleta à mão. Daqui seguímos até à Fonte Zambujo de Baixo e depois pela estrada que seguia em direcção a Silveira.
A Silveira, tal como o Viçoso, é um monte completamente desabitado. O percurso passa mesmo pelo meio da aldeia e fizémos uma paragem para percorrer as suas ruelas e ver as casas há muito abandonadas, imaginando, por momentos, como seria a vida daquela aldeia nos seus tempos movimentados...

Ao sair da Silveira passámos por um grande rebanho de ovelhas e seguimos o caminho do percurso que leva de novo até ao Pereiro. No entanto, antes de chegarmos a esta aldeia, fizémos um desvio à direita e seguimos em direcção a Alcaria Alta, num caminho paralelo à Estrada Nacional 124. No total fizémos cerca de 30 km, de subidas e descidas, por montes e vales.

Informações: