- A figueira-da-índia

A figueira-da-índia, também conhecida por figueira-da-barbária, tuna ou piteira (Opuntia ficus-indica), é uma espécie que se encontra um pouco por todo o lado, nos montes do concelho de Alcoutim. O seu fruto, o figo-da-índia ou figo-de-tuna, era antigamente dado como alimento aos porcos, motivo esse que leva a que, nos dias de hoje, se vejam estes cactos de grandes dimensões a galgar os muros das antigas pocilgas.

As piteiras atingem grandes alturas, podendo chegar facilmente aos 3 ou 4 metros. Os seus troncos são grossos, os ramos clorofilados achatados de cor verde com picos e as suas flores são de cor alaranjada.

Originária da América tropical, a sua introdução na europa ter-se-á devido a fins ornamentais e aos seus frutos comestíveis. É uma espécie exótica, considerada invasora em muitos locais do mundo e em alguns locais do nosso país.
Os seus frutos são suculentos, amarelos-alaranjados, mas com uns espinhos pequenos e muito finos. Para retirá-los, a melhor técnica (aprendida em Alcaria Alta, com os meus avós) é colocá-los num balde ou alguidar e varrê-los energeticamente com uma vassoura de palha. Quando comidos quentes, "fazem mal à barriga", segundo a mesma fonte, devendo por isso ser colocados no frigorífico se forem colhidos à hora do calor.

As suas propriedades medicinais são conhecidas, sendo indicada para problemas de saúde tão diversificados como afecções das vias respiratórias, asma, diabetes, diarreia, dores reumáticas, entre outros. Externamente, utiliza-se no eczema, psoríase e dores musculares.

- Tia Maria Teixeira


A Tia Maria Teixeira, irmã do meu (infelizmente já falecido) avô João, vive há vários anos em Lisboa, junto da filha, mas vem a Alcaria Alta regularmente. Desta vez, a vinda à terra tinha um gostinho especial, pois iria ver a sua casa nova, que foi restaurada este ano. Ficou encantada ao ver a sua casa moderna, com todas as comodidades, confortável e bonita. No entanto, esta alegria durou pouco pois, passadas umas horas, deu uma queda e partiu uma perna. Foi transportada de imediato para o hospital, onde foi operada, encontrando-se agora a recuperar. Espero que esta recuperação seja rápida, que possa em breve voltar para umas férias em Alcaria Alta e usufruir da sua casa nova.
À Tia Maria Teixeira os votos de rápidas melhoras e o desejo de vê-la em breve no monte.

(Foto tirada em 2005, ao lado da casinha do forno)